sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DESCOBERTO UM NOVO ANEL EM SATURNO


WASHINGTON (Reuters) - Cientistas encontraram um novo anel ao redor de Saturno, o maior anel planetário visto no sistema solar.
O tênue anel, feito de pequenas partículas, marca uma parte da órbita da distante lua Phoebe, afirmou Anne Verbiscer e seus colegas, da Universidade de Virgínia, à revista Nature.
Phoebe está na órbita de Saturno a um raio de cerca de 13 milhões de quilômetros e, evidentemente, objetos que se colidem com a lua e poeira abastecem o anel de material.
"A analogia mais próxima ao anel de Phoebe são os dois delgados anéis associados com os satélites internos de Júpiter, Thebe e Amalthea", explicaram. "Estruturas similares devem ainda enfeitar outros planetas gasosos gigantes", afirmaram os pesquisadores.
Galileu foi o primeiro a identificar os coloridos anéis de saturno em 1610 com um telescópio, e quase qualquer observador amador pode ver os condensados anéis do planeta gigante.
A equipe de Verbiscer usou o telescópio Spitzer Space da Nasa para encontrar o novo anel, que é muito profundo, além dos outros anéis de Saturno e se situa a um ângulo de 27 graus em relação ao plano dos outros.
"É um anel gigante", afirmou a pesquisadora. Saturno, Júpiter, Urano e Netuno possuem anéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário