terça-feira, 13 de outubro de 2009

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL LANÇA PLANO DE CINCO ITENS VOLTADO À ABOLIÇÃO NUCLEAR

Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional
TÓQUIO, 9 de setembro /PRNewswire/

Daisaku Ikeda, presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), emitiu uma proposta em 8 de setembro, delineando medidas concretas para a abolição de armas nucleares. Adversário declarado dessas armas desumanas por mais de 50 anos, ele enfatizou que temos no momento uma oportunidade única de construir uma solidariedade da sociedade civil, estimular processos políticos e romper com a estagnação que tem molestado o desarmamento e os esforços de não proliferação. Ikeda aponta padrões duplos atuando no mundo atualmente no que diz respeito posse de armas nucleares e declara que não existe qualquer argumento racional para suas retenções.

A fim de construir a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia, ele conclama a todos os países envolvidos nas six-party talks (conferências dos seis) sobre o programa de fabricação de armas nucleares da Coréia do Norte que declarem o nordeste da Ásia como uma região de não uso nuclear, com o objetivo de torná-la uma zona livre das armas nucleares. A proposta de Ikeda, intitulada "Building Global Solidarity Toward Nuclear Abolition" (Construindo a Solidariedade Global voltado Abolição Nuclear), resume cinco medidas cruciais a serem tomadas nos próximos cinco anos:

1. Os cinco estados declaradamente com armas nucleares devem anunciar seus comprometimentos com uma visão compartilhada de mundo sem armas nucleares na próxima NPT Review Conference (Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear) e, prontamente, iniciar medidas concretas para seu êxito.

2. As Nações Unidas devem estabelecer um painel de especialistas em abolição nuclear, fortalecendo as relações de colaboração com a sociedade civil no processo de desarmamento.

3. Os estados que compõem o NPT devem fortalecer os mecanismos de não proliferação e remover obstáculos eliminação das armas nucleares até o ano 2015.

4. Todos os estados devem cooperar ativamente na redução do papel das armas nucleares na segurança nacional e avançar numa escala global para o estabelecimento de planos de segurança que não dependam de armas nucleares até o ano 2015.

5. Pessoas do mundo todo devem manifestar o desejo de declarar as armas nucleares ilegais e devem estabelecer, até o ano 2015, a norma internacional que servirá como base para a Convenção de Armas Nucleares.

A proposta de Ikeda será apresentada em 10 de setembro em um evento durante a Annual UN Department of Public Information/NGO Conference (Conferência Anual do Departamento de Informações Públicas/ONG da ONU) na Cidade do México. A conferência tem por objetivo construir um momento para a NPT Review Conference 2010 que oferece uma oportunidade crítica para o progresso em direção abolição nuclear. Em 2006, Ikeda emitiu uma proposta sobre uma reforma na ONU, enfatizando que somente uma forte chacoalhada na opinião pública contra as armas nucleares fará em última instância os governos agirem. Em 2007, a SGI lançou a "People's Decade for Nuclear Abolition" (Década Popular da Abolição Nuclear) e intensificou seus esforços de conscientização, em parceria com outras ONGs. Ikeda declara que, em última análise, a luta contra as armas nucleares é moral, comentando: "...para deixar para trás a era do terror nuclear, devemos lutar contra o 'inimigo' real. Esse inimigo não é as armas nucleares em si, nem os estados que as possuem ou as fabricam. O inimigo real que devemos confrontar é os modos de pensar que justificam as armas nucleares; a prontidão para aniquilar outros quando forem vistos como uma ameaça ou um obstáculo na realização de nossos objetivos". Daisaku Ikeda é presidente da secular associação budista Soka Gakkai International, uma rede internacional com 12 milhões de membros, cujas atividades na promoção de uma cultura de paz são baseadas nos antigos princípios do humanismo budista.

Para maiores informações sobre as atividades anti-nucleares da SGI, visite o site: http://www.sgi.org/assets/pdf/do/SGI_NGO_AR_2009.pdf Para a campanha da People's Decade for Nuclear Abolition, a SGI criou uma fonte educacional que inclui o DVD multi-lingue "Testimonies of Hiroshima and Nagasaki: Women Speak Out for Peace" (Testemunhos de Hiroshima e Nagasaki: Mulheres Falam sobre a Paz), visite o site: http://www.peoplesdecade.org Contato: Joan Anderson Escritório de Informações Públicas Soka Gakkai International Tel: 3-5360-9482 Fax: 3-5360-9885 URL: www.sgi.org E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp FONTE Soka Gakkai International

Nenhum comentário:

Postar um comentário