segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O NOVO INTERIOR DO MUSEU HERMITAGE DE AMSTERDAM

Os arquitetos holandeses Merkx e Girod criaram e desenvolveram o novo interior das galerias do Museu Hermitage em Amsterdam, e de um Museu satélite do Hermitage em São Petersburgo.
A construção fica situada em Amstelhof, que foi um asilo para idosos há mais de 300 anos, o edifício foi redesenhado e remodelado pelo arquiteto Hans van Heeswijk. Os espaços dividem-se em galerias totalizando 9.925 metros quadrados, e possuem novos recursos como um café e restaurante, terraço ao ar livre, um auditório onde era uma igreja que foi restaurada para a realização de concertos e palestras, este auditório possui 400 lugares, e ainda conta com salas de conferência, lojas, jardim e um pátio.



O edifício de Neerlandia que é também adjacente foi convertido por Merkx e Girod o Hermitage for Children, onde são desenvolvidos programas de oficinas educativas para as escolas.

A exposição inaugural intitulada “At the Russian Tribunal” para o Hermitage Amsterdam, apresenta um funcional sistema de exibição de vitrines que foi concebido para abrigar 2000 objetos, pertencentes à Coleção Hermitage St. Petersburg que estara em exibição até 31 de Janeiro de 2010.


De Amstelhof para Amsterdam Hermitage
O novo Museu Hermitage de Amsterdam e está localizado no clássico Edifício de Amstelhof, construído em 1681-83 como uma casa de caridade para os idosos.

O Amstelhof tem uma característica com sua fachada clássica que se estende ao longo do Rio Amstel. Seu design é simples e simétrico e suas proporções são requintadas.

No final do século XX tornou-se aparente que as instalações de Amstelhof já não satisfaziam os requisitos para a época contemporânea, então decidiram encontrar uma nova utilização para o edifício.



O edifício foi reprojetado e restaurado e uma série de aberturas e entradas para a luz nas galerias foram desenvolvidas pelo arquiteto que Hans van Heeswijk. O projeto de paisagismo é de Michael van Gessel.



Mais do que um espaço para exposições, o local funcionará todo o dia e noite com o funcionamento do Restaurante Neva que conta ainda com um terraço ao ar livre. Os visitantes ainda poderão desfrutar dos jardins e seus pátios.

O outro edifício anexo existente de Neerlandia o Hermitage for Children, tornou-se uma ala especial para a educação, com um excitante programa de aulas e workshops.



Dentro do Hermitage

Uma vez dentro, os visitantes atravessam o pátio para o hall de entrada do museu sobre que é o ponto central do encontro e a primeira parada para entrada onde funciona a bilheteria, os visitantes ainda podem contar com visitas guiadas. Existem duas partes da exposição que estão divididas em: ‘ Herenvleugel ’ e ‘ Keizersvleugel ’.


Evelyne Merkx e sua equipe concentraram mais do que apenas no interior; eles analisam sempre o edifício como um todo. Que constitui a base para seus desenhos para os vários espaços dentro do edifício, com base nos seguintes princípios:
A parte exterior monumental do edifício será preservado e intocável, tanto dentro como fora.
No interior as paredes e pavimentos seguiram os edifícios globais estruturados, mas irão variar e tornar-se mais individuais como os resultados de necessidades e desejos programáticos locais.
Irão destinar-se a elementos especiais e colocado de forma autônoma dentro do edifício para trazer a identidade local onde será necessário.


Estes princípios pertencem a uma série de soluções concebidas de acordo às necessidades locais. Com espaços sóbrios, limpos e contemporâneos caracterizam o novo interior do Hermitage Amsterdam.




A Exposição
Merkx e Girod arquitetos que conceberam e realizaram a curadoria da exposição de abertura ‘ At the Russian Tribunal’ em português ‘No Tribunal russo ’ distribuído em todas as salas de exposição do museu apresentam os mais de 2000 objeto do Museu Hermitage São Petersburgo.A natureza desses objetos, no que se refere ao seu valor e volume, são apresentados de forma grandiosa e com funcionais sistemas de vitrine que foram concebidas de forma que também possam ser utilizadas para futuras exposições.

Os dois principais pontos da exposição, Russian Emperal Protocal e The Emperal Russian Emperal Ball, estão localizadas nas duas salas principais. Os aspectos formais da primeira e mais aspectos festivos do segundo foram desenvolvidos através da utilização de diferentes materiais, cor e organização espacial. Uma exclusiva experiência que é oferecida ao público, uma verdadeira festa para a mente e os olhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário